13 DE FEVEREIRO, DIA MUNDIAL DA RÁDIO

Imagem: RTP



No passado dia 13, celebrou-se o Dia Mundial da Rádio.
A rádio cumpriu e ainda cumpre um papel verdadeiramente importante no dia a dia de milhões de pessoas. Antes da televisão, foi provavelmente a primeira caixa a mudar o mundo.
Apesar de muitos lhe terem vaticinado o fim - com o advento e disseminação da internet e depois das redes sociais - a rádio soube adaptar-se a essa nova realidade e aproveitou-a para chegar ainda a mais ouvintes através dos novos meios de comunicação.
Existem rádios exclusivamente online e outras cujo sinal não chega a determinadas regiões, mas que, através da internet, ultrapassou essa limitação. Por exemplo, podemos ouvir as principais rádios nacionais em qualquer parte do mundo onde haja Internet, algo impensável - desta forma tão simples - há 30 anos...
E a rádio cumpriu papéis decisivos na História. Por exemplo, a senha que despoletou a revolução do 25 de abril de 1974 foi "tocada" na rádio, abrindo as portas à instauração do regime democrático e livre em que vivemos atualmente.
No presente, existem muitas rádios, a escolha é imensa e ultrapassado o "boom" da rádio nos meados/finais da década de oitenta, mantêm-se aquelas que sobreviveram num meio muito competitivo e cuja qualidade da música, dos locutores e da grelha de programas permite que sejam procuradas, participadas e tão importantes na vida de tantas pessoas.
É uma companhia que nunca falha quando outras o fazem.

Comentários