DE REGRESSO PARA MAIS UM ANO LETIVO (2021/2022)


I
nicia-se mais um ano (letivo) de atividades do Projeto de Educação para os Media.
Depois de praticamente dois anos perfeitamente atípicos à conta da pandemia Covid19, seja nas nossas práticas diárias individuais e em sociedade, seja nas atividades na escola – as que mais interessam nesta abordagem - preparamo-nos, seguramente com maior abertura de espírito, para um ano letivo que se espera menos restritivo no que toca às nossas ações, à medida que a pandemia se vai, digamos, diluindo na normalidade do tempo e dos dias.
Não podemos deixar de refletir nas transformações que ocorreram nos media às mãos da pandemia e de tudo o que ela implicou e ainda implica no mundo da comunicação, através da análise crítica dos nossos comportamentos face ao caudal noticioso e opinativo que, por ela, se desenvolveu, nem sempre nas melhores direções e manifestações públicas, ajudando a ciar movimentações tão antagónicas como o negacionismo da própria pandemia até a uma certa paranoia igualmente sobre a pandemia. Por tudo isto, geraram-se debates exaustivos e, à conta de toda esta catarse (des)informativa, nem sempre foram esclarecedores como deveriam ser. As dificuldades na nossa própria posição face a tudo isto talvez não se tenham, por isso, atenuado, aumentando por isso o nosso nível de atenção e escrutínio face a tudo o que nos chega aos sentidos.
Começamos mais um ano e com ele, um novo elemento integra a equipa do projeto, no caso a Professora Irene Carreira.
O projeto manterá a sua filosofia de atuação e desenvolvimento, isto é, ações específicas nas turmas – com atividades de diversa índole – bem como outras de caráter mais geral e celebrativo de datas e momentos importantes no mundo da comunicação de massas.
A acompanhar tudo isto, o blogue – este blogue – no qual se resumirão as atividades bem como se partilharão conteúdos abordados, opiniões, vídeos, etc., como aliás já se vem fazendo desde há 2 anos.
Bem-vindos!

Comentários